NUTRIÇÃO TOP POSTS
25/11/2016

Ex de Cardápio para Gestantes

Olá Gravidinhas !!

Elaborei especialmente para vocês um exemplo de cardápio de 1 semana.

Nele estão presentes alimentos essenciais para serem consumidos com frequência principalmente nesse período da gravidez.

O mais importante durante a gravidez é manter uma alimentação equilibrada e variada. Deixe os desejos por alimentos calóricos e industrializados para o final de semana. Controle a compulsão alimentar e a ansiedade e pense sempre no melhor para seu bebê. A ansiedade na Gravidez é na maioria das vezes a causa para ganho de peso excesso devido a má alimentação.

Lembre-se sempre:

  • Comer de 2h a 3h para não chegar morrendo de fome nas refeições, durante a gravidez sentimos muita fome e azia, então é essencial comer em poucas quantidades e mais vezes durante o dia.
  • Mastigar bem os alimentos e comer com calma.
  • Deixar sempre os alimentos cozidos al dente, para que você tenha que mastigá-los.
  • Beber bastante água entre as refeições (e não suco) e evitar ao máximo junto com as refeições.
  • Pode beber água com limão durante o dia todo, pois ela possui efeito natural diurético, diminuindo assim os inchaços e minimiza também os sintomas de enjoos.
  • Deixe frituras, doces e preparações muito calóricas para o final de semana.

-Este Cardápio não possui as quantidades pois é um exemplo de Cardápio somente com refeições e preparações.

– É preciso fazer uma avaliação individual para estipular a quantidade dos alimentos e suprir necessidades.

 

DESJEJUM

Todos os dias da semana: Tomar em Jejum; 1 copo água diurética natural (água gelada com limão)  OU  Suco verde ( água, couve,limão e se quiser colocar maçã verde).

Logo depois:

Segunda: Abacate picado + mamão picado+ mel de abelhas+ Chia + farelo de aveia.

Terça: Vitamina de Banana+mamão + mel de abelhas+ Chia.

Quarta: Mamão picado+morango picado+ mel de abelhas+Chia + farelo de aveia.

Quinta: Vitamina de abacate com chia e mel. (substituir o leite de vaca pelo Leite de Aveia ou Amendoas)

Sexta: Banana picada+mamão picado+ mel de abelhas+Chia + farelo de aveia.


Em seguida (se tiver fome ) ou 40min depois :

CAFÉ DA MANHÃ:

Segunda:Pão forma integral, Ovos mexidos com queijo branco + Suco de fruta natural ou Café ( 1 xícara ao dia é permitido).

Terça: Crepioca  (2 ovos batidos com 1 colher de sopa rasa de tapioca e uma pitada de sal)com recheio de Requeijão e orégano + Suco Natural da fruta

Quarta:Tapioca com chia, Geléia fruta ou pasta de amendoim + Café ( 1 xícara ao dia é permitido).

Quinta:Pão forma Integral, Cotagge ou requeijão, Ovos mexidos, Suco Natural

Sexta:Torrada integral, Ovos mexidos, Café com leite desnatado + 1 copo de iogurte


LANCHE DA MANHÃ:

1 fruta da sua escolha (Fruta! Não suco) OU  2 colheres sopa de Mix de Castanhas( Castanha do Pará, Castanha de Cajú, Nozes e Passas picadas).


ALMOÇO:

Segunda:Arroz integral com açafrão +filé de frango+ creme de espinafre + cenoura e beterraba ralada

Terça:Arroz Integral+ feijão + carne moída+ couve flor  cozida + abobrinha refogada + Mix de salada verde à vontade

Quarta:Arroz integral com brócolis+ filé de tilápia crocante ou grelhada+cenoura e vagem cozidas+ Mix de saldada verde à vontade

Quinta: Arroz integral +Mix de legumes  ( Inhame,batata baroa, cenoura)+filé de frango ou carne de panela+ Mix de salada verde à vontade com tomate

Sexta: Arroz integral+omelete de legumes+ Brócolis + feijão+ Mix de salada verde à vontade

  • Feijão : Pode ser consumido no almoço em pouco quantidade. ( quem tiver azia EVITE).
  • Mix de salada verde: Couve, Alface americana, alface crespa e Rúcula.

LANCHE DA TARDE:

Segunda:Tapioca com chia na massa + recheio de banana e pasta de amendoim+ suco

Terça: Pão de forma integral + pasta de atum com queijão ou cottage +cenoura ralada +Suco fruta Natural

Quarta: TorradaOmelete com tomate, orégano e queijo branco+ Suco da fruta Natural

Quinta: Pão de forma integral+ Pasta de frango (frango desfiado com cenoura e beterraba e cottage) + suco de fruta natural

Sexta: Vitamina de Abacate com Iogurte Desnatado+mel + torrada com cottage


JANTA:

Segunda:*Repetir almoço com menor quantidade de arroz  OU sopa de legumes com frango desfiado.

Terça:*Repetir almoço com menor quantidade de arroz  OU crepioca com recheio de Carne moída e molho de tomate + salada verde

Quarta:*Repetir almoço com menor quantidade de arroz ou substituir o peixe por 3 ovos cozidos.

Quinta:*Repetir almoço com menor quantidade de arroz

Sexta:Repetir almoço sem feijão OU 3 ovos cozidos com 1 gema no lugar do omelete.

 

  • Na dúvida do que preparar para comer, Opte por sopa de legumes variados com carne ou frango. Sopa além de ser leve e  nutritiva tráz saciedade
  • Evite sempre consumir Feijão na janta.

CEIA ( se sentir fome):

1 fatia fina de abacate Ou kiwi Ou 1 Yakult.

 

 

 

Beijinhos!!

Envie suas dúvidas e comentários

  • Barbara Mendonça

    Oi Ary, sinto enjoou extremo, não consigo escolher o que comer, preciso olhar pra comida pra vê se entra ou não, do contrário vomito tudo. E o pior, quanto estou com muita muita ancia de vomito o que segura a onda é botar uma pitada de sal na língua, só que tem dias que passo o dia com ancia de vomito. Qual a gravidade em relação ao sal?

INSTAGRAM: @aryoficial