NUTRIÇÃO
23/09/2016

Quantas Calorias devo consumir a mais na gravidez?

Quantas Calorias devo consumir a mais na gravidez?

Oláa

Meninas hoje irei falar de um assunto que muitas grávidas se perguntam, mas é muito pouco esclarecido.

Você acabou de ficar grávida e toda sua família diz: “Agora você tem que passar a comer bastante arroz com feijão, canjica, carne ensopada  por que agora você precisa se alimentar muito bem por conta do bebê.”

Pois é, ouvimos muito isso, mas não é bem assim que as coisas funcionam.

Logo a baixo falarei melhor sobre o assunto….

Necessidades energéticas na gravidez e lactação

A mulher adulta, sadia, em idade fértil, não grávida e com atividade física moderada necessita ingerir aproximadamente 25 a 30 kcal por kg de peso corporal por dia (25 a 30 kcal/kg/dia), para suprir suas necessidades energéticas sem alterar seu peso corporal.

Durante uma gravidez normal são consumidas, para a geração do feto e nos mecanismos de adaptação do organismo materno, cerca de 80.000 kcal (durante os 280 dias da gestação). Esse montante representa acréscimo diário de cerca de 300 kcal na dieta da gestante e também da nutriz; em outras palavras, a necessidade calórica diária passa de 25-30 kcal/kg/dia para 30-35 kcal/kg/dia durante a gravidez. Em termos alimentares, 300 kcal não representam grande volume de alimento. Pequenas quantidades de alimentos muito calóricos, como os queijos mais concentrados ou a carne, são suficientes. Para se ter ideia mais precisa, 100 g de queijo “prato” (em torno de cinco fatias das utilizadas em sanduíches) contêm por volta de 390 kcal, enquanto que 100 g de carne bovina (um bife médio) contém cerca de 200 kcal.14

É ilusão a ideia de que a gestante/nutriz necessita de alimentação abundante. O excesso calórico não tem qualquer vantagem e seus malefícios estéticos e fisiológicos são amplamente conhecidos. O ritmo do ganho de peso na gestação é o principal indicador da ingestão calórica, excetuando-se, naturalmente, as situações de edema.

 

Grande beijo.

Envie suas dúvidas e comentários

  • Santa Moça

    ótimo post Ary, adorei! Estou me preparando p engravidar e sempre ouço muito blábláblá sobre desejo e ganho peso. Obg pelas valiosas informações. bjus

INSTAGRAM: @aryoficial